Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Mafra/SC
27/03/2020 10:19 em Mafra/SC

Testes rápidos e Exames Laboratoriais para coronavírus: compreenda quando cada um é indicado.

        O município de Mafra recebeu testes rápidos do Ministério da Saúde para identificar anticorpos do novo coronavírus (SARS-COV-2). Os testes foram destinados ao Hospital São Vicente de Paulo, à UPA e para a Secretaria de Saúde de Mafra.

        Mesmo com estes testes, o município continua realizando a coleta para Biologia Molecular RT-PCR e encaminhando as amostras para o LACEN em Florianópolis. Veja por que:

        - Biologia molecular (RT-PCR, detecção do vírus SARS-CoV-2): este é o exame que exige a coleta de amostra nasal/oral e identifica a presença de vírus no paciente. Ele deve ser realizado preferencialmente entre o 3° e o 5° dia dos sintomas. O tempo do resultado depende da demanda de testes no Laboratório Central - LACEN.

        - Teste imunológico (teste rápido): este é um teste realizado com a coleta de sangue, sendo de simples execução, favorecendo tomadas de decisão quando há necessidade de maior período de afastamento do trabalhador ou diagnósticos em situações específicas, como em óbitos.

        Tais testes indicam a presença de anticorpos que são produzidos em resposta à infecção viral, em geral a partir do 7º dia do inicio dos sintomas, por essa razão devem ser realizados somente após este período de sete dias.

        Mafra segue a Nota Técnica Conjunta nº 002/2020 – COSEMS/SUV/SPS/SES/SC – COE

        (Atualizada em 05/05/2020) para a notificação, investigação e coleta de casos suspeitos da COVID-19. Diante do cenário epidemiológico de Santa Catarina, com transmissão comunitária do vírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) definiu os critérios para a vigilância dos casos e coleta de amostras.

        Para os exames laboratoriais, são priorizadas as coletas em pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), ou seja, casos hospitalizados e que necessitam de cuidados avançados para a COVID-19, e também pessoas que apresentarem sintomas de Síndromes Gripais (SG).

        Para os testes rápidos, as indicações previstas na Nota Informativa Conjunta nº. 003/2020 – DIVE/LACEN/SUV/SES/SC incluem quatro situações principais:

        - 1: Casos internados por SRAG, que apresentem sintomas ou exame de imagem compatível com a infecção por SARS-CoV-2 desde que o paciente não possua exame confirmatório anterior para COVID-19 e tenha iniciado com sintomas há mais de 7 dias;

        - 2: Óbitos com sintomas compatíveis com COVID-19 sem exame laboratorial confirmatório;

        - 3: Contatos de casos suspeitos para COVID-19 que sejam residentes ou trabalhadores em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), conforme estabelecido na Portaria SES Nº 252 de 13 de Abril de 2020 (Art. 1, II);

        - 4: Avaliação de retorno ao trabalho para Trabalhadores da Saúde, Forçade Segurança e Salvamento após o 7º dia do início dos sintomas em pacienteshá pelo menos 72 horas assintomáticos.

        Assim, é possível perceber que os dois tipos de exames coexistem dentro do cenário da pandemia de COVID-19, cada um com indicações específicas.

A Secretaria de Saúde de Mafra salienta que as Notas Técnicas contendo as orientações de casos suspeitos de COVID-19 e também da realização de testes rápidos para COVID-19 são atualizadas com relação ao cenário epidemiológico do Brasil e do estado de Santa Catarina e podem sofrer alterações.

        (Assessoria de Comunicação Prefeitura Mafra)

.........................................

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é marcado por ações da Secretaria de Assistência Social de Mafra.

        A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, destacou, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a importância da conscientização da população na denúncia destes casos.

        A data se tornou um marco para a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A proposta anual da campanha, que acaba por completar 20 anos na segunda-feira, é mobilizar a data e conscientizar a população. “Em meio à pandemia do COVID-19, temos o agravante de uma possível omissão de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A escola é uma das principais colaboradoras no reconhecimento desses casos mas, com as crianças ausentes da rotina escolar, essa identificação torna-se mais demorada, portanto essa luta deve ser intensificada”, declarou a secretaria da pasta, Kátia Borges Saliba.  

“Devemos sempre ressaltar que é preciso ficar atento aos sinais de negligencia de violência e denunciar quando necessário. Se você tiver suspeita ou conhecimento de algum caso de violência contra criança ou adolescente, denuncie!”, enfatizou.

        A secretaria realizou trabalhos já conhecidos da população, como as flores amarelas em praças e canteiros da cidade. Em virtude da pandemia, a panfletagem não será realizada, mas os panfletos estão à disposição nas Unidades de Saúde do município e também na secretaria. Outdoors também ajudam a reforçar o tema.

        Para denúncias disque 190 para a Polícia Militar, para o Conselho Tutelar que atente pelo número 3642-4734, ao CREAS pelo número 3642-7167. Ou ainda pelo disque 100 para denúncias anônimas.

        (Assessoria de Comunicação Prefeitura Mafra)

.................................................

Começaram as obras do asfalto do São Lourenço.

O prefeito Wellington Bielecki destacou a importância da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do asfalto do São Lourenço, que vão contemplar com pavimentação asfáltica as Rodovias Municipais Estanislau Willner e Benemérito Theodoro Stephanes.

        “Hoje, a prioridade do município é o combate a pandemia do coronavírus. Mas temos que ter a responsabilidade de iniciar ou dar continuidade a todas as obras que possuem recursos garantidos, como esta do São Lourenço, que tem recursos do Ministério das Cidades e do BRDE”, destacou Wellington.

        A assinatura ocorreu na manhã de terça-feira, 19, próximo a ponte do Rio São Lourenço, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Éder Gielgen, além dos vereadores Adilson Sabatke e Waldir Sokolski, secretários e servidores municipais, representantes da empresa, inclusive seu diretor, Claudiomir de Oliveira França, e membros da comunidade. A cerimônia foi breve, buscando evitar qualquer tipo de aglomeração, sendo que, em seguida, as obras já tiveram início.

Elas incluem a pavimentação asfáltica das duas rodovias municipais, num total de 5,307 quilômetros, contando ainda travessias elevadas, sinalizações horizontal e vertical, meio-fios e calçadas. A empresa que irá realizar a obra é a União Prestadora de Serviços Ltda, pelo menor preço apresentado: R$ 8.073.504,07.

A empresa União Prestadora de Serviços Ltda., responsável pelo trabalho, disse que o prazo previsto para execução é de aproximadamente 10 meses.

        (Assessoria de Comunicação Prefeitura Mafra)

........................................

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE