Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Mafra/SC
13/01/2020 08:43 em Mafra/SC

Janeiro Branco: Prefeitura de Mafra também realiza ações de saúde mental voltadas para as crianças.

No segundo semestre de 2019 foram realizadas, quinzenalmente, no Núcleo Materno Infantil – NMI, Oficinas de Linguagem Sonora. As atividades da Oficina “Tanto Tom” foram conduzidas pelo educador musical Rodrigo Seidel em conjunto com a naturóloga Helen Silva, ambos profissionais do CAPS I de Mafra.

As Oficinas de Linguagem Sonora abrangeram crianças de 1 a 4 anos, que realizaram avaliação prévia com a fonoaudióloga e que possuíam diagnóstico de atraso no desenvolvimento da linguagem.  

Como premissa, em todos os encontros houve a participação de um responsável junto a cada paciente.

Durante as atividades, as crianças ouviram histórias musicais que exploram uma ambientação sonora diferenciada (sons do corpo, sons da praia, vozes de animais), utilizaram alguns instrumentos percussivos confeccionados pelos facilitadores da oficina, assim como também o produziram, de forma lúdica e divertida, usando o corpo, a dança e brincadeiras.

Dentre os objetivos da oficina estavam: desenvolver a linguagem através da música, desenvolver o senso rítmico, do prazer de ouvir a música, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, da sensibilidade, da criatividade, da socialização. De acordo com a equipe, a linguagem musical é uma forma de comunicação, um meio de explorar possibilidades de aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa a linguagem através da música, desenvolvendo o senso rítmico e a coordenação motora, fatores importantes também para o processo e aquisição de leitura e escrita. 

Janeiro Branco: "Saúde Mental é direito de todos".

O objetivo desta campanha é fazer com que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.

Em Mafra, a unidade responsável por tratar sobre saúde mental é o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Casa Azul, que acolhe, orienta e realiza diversas oficinas e atividades anualmente focadas no tema. Quem cuida da mente, cuida da vida, e o tema da campanha em 2020 é “Precisamos falar sobre saúde mental”.

E por falar nisso, como anda a sua saúde mental?

Procure o CAPS I de Mafra para maiores informações - Rua José Boiteux, 1138 - próximo ao Supermercado MIG da Vila Ivete. Ou entrar em contato pelo telefone (47) 3642 5298 e/ou Celular (47) 98402-7456.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.................................................................

Novas conselheiras tutelares de Mafra tomaram posse na sexta-feira.

A cerimônia de posse das Conselheiras Tutelares titulares eleitas no processo de escolha unificado de Membros do Conselho Tutelar para a gestão 2020 - 2024 aconteceu na manhã de sexta-feira, 10 de janeiro, no gabinete do prefeito de Mafra, onde as cinco novas conselheiras assinaram o termo de posse. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizará a entrega do Certificado de Diplomação para os conselheiros tutelares suplentes posteriormente. 

Fizeram-se presentes na cerimônia, além das conselheiras, o prefeito Wellington Roberto Bielecki, a secretária municipal de Assistência Social e Habitação e Presidente do CMDCA, Kátia Borges Saliba; a secretária municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado; o secretário municipal de Administração, Alexandre Solesinski e o procurador geral do município, Jaderson Weber.

Para a gestão 2020-2024 o Conselho Tutelar de Mafra teve toda a sua equipe renovada e composta somente por mulheres, fato único no município. Destas, duas são profissionais da área do serviço social, duas da área jurídica e uma da área de educação, que já possui experiência na função, adquirida em mandatos anteriores. De acordo com o secretariado mafrense, estas formam uma equipe de trabalho preparada e competente para atuar.

O prefeito Wellington parabenizou as conselheiras tutelares eleitas, enfatizando que sua função é de fundamental importância na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “A Prefeitura Municipal considera de suma importância uma parceria entre a administração pública, Conselho Tutelar e todas as instituições que desenvolvem trabalho voltado para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes”.

Assinaram o termo de posse: Cássia Regina da Silva Maidl; Edinara Teresinha Witt Naldony; Josiane Augustin Tibuski; Pamela Cris Correa dos Santos e Ana Lucia Miranda Leitão. Logo após o término da cerimônia, as novas profissionais se deslocaram para a sede do Conselho Tutelar para dar início às atividades da profissão.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

..............................................................

Saúde: atendimento da Atenção Primária de Mafra está centralizado e com horário estendido durante todo o mês de janeiro.

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste mês, o atendimento de toda a Atenção Básica – Unidades de Saúde - ESFs, está centralizado na Policlínica Municipal, atendendo 12 horas por dia, sendo das 07h às 19h, sem fechar para o almoço.

É preciso destacar que, os atendimentos da Farmácia Central, bem como da Policlínica Municipal já estão normalizados desde segunda-feira, dia 06. E somente as unidades ESFs reabrirão em fevereiro, no dia 03, no horário normal das 07 às 16 horas.

A Policlínica Municipal, com o atendimento centralizado em janeiro, prestará os serviços de: consultas médicas, serviços de enfermagem, curativos, vacinação, testes rápidos e atendimentos odontológicos, realizados por livre demanda (sem agendamentos). 

Serviço:

Atendimento Centralizado da Atenção Básica.

Data: de 02 a 31 de janeiro de 2020.

Local: Policlínica Municipal de Mafra.

Horário: de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h.

Endereço: Rua Doutor Mathias Piechnick, nº 37, no Centro (ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS).

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

......................................................

2ª Audiência pública para revisão do plano diretor de Mafra será no dia 22 de janeiro.

O ano começa e com ele muitas decisões precisam ser tomadas, as quais refletirão diretamente na urbanização da cidade.   

No dia 22 de janeiro, às 18h30, no auditório da Amplanorte, acontece a 2ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Mafra. 

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, conclama a população para participar e debater sobre os instrumentos de controle urbanístico: parcelamento, uso e ocupação do solo; macrozoneamento e zoneamento; Código de obras e posturas. 

De acordo com a Secretaria, serão feitas mais audiências públicas para discussão de demais assuntos relacionados à urbanização urbana. Do resultado de cada audiência surge a elaboração de um projeto de lei, fruto da participação popular no processo de decisão sobre a coisa pública.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE