Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Mafra/SC
27/11/2019 10:39 em Mafra/SC

 

Hacker invade conta do IPMM e desvia R$ 100 mil.

A conta bancária do Instituto de Previdência do Município de Mafra (IPMM) foi atacada por hacker na manhã da última sexta-feira (22).

Em nota divulgada nesta última terça (26), o presidente do instituto, Carlos Senff, informou que a invasão foi identificada pela área de segurança do Banco do Brasil.

Ainda segundo o presidente, foram desviados R$ 99.871,00 da conta do instituto.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil de Mafra. 

O destino dos recursos desviados já foi rastreado e o caso segue em investigação.

Como medida de segurança, todas as senhas de acesso do instituto foram trocadas, computadores foram formatados e o sistema de antivírus atualizado.

Quanto ao processo de devolução do valor aos cofres do IPMM, Senff ressalta que todas as medidas legais já foram tomadas junto ao banco e a previsão para o reingresso do valor na conta do IPMM terá prazo de 30 dias.

(Riomafra Mix)

.......................................

Escola Beija-Flor recebe sala de leitura com 1.200 novos livros.

Alunos do CEIM Beija-Flor receberam, na manhã de segunda-feira, dia 25, um espaço especialmente preparado para incentivar a leitura, com muita cor, fantasias, almofadas aconchegantes e novos livros. São 1.200 títulos contendo desde clássicos da literatura infantil até grandes autores de romances e contos para o público adulto. O destaque principal ficou por conta dos livros em braile e audiolivros, que proporcionarão a inclusão. Conta ainda com área de pintura, mesas e cadeiras e ambientação lúdica.

O novo espaço é fruto do projeto “Leitura no Campo”, com realização da Rede Educare, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da empresa Kromberg & Schubert.  A sala irá beneficiar os 600 alunos atendidos pelo CEM Beija-Flor, tendo como foco os cerca de 300 alunos do Berçário ao Pré-Escolar II.

Na solenidade de inauguração da sala de leitura, a realizadora do projeto e diretora da rede Educare, Kátia Rocha, agradeceu aos parceiros Kromberg & Schubert, à direção da escola, e à Secretaria Municipal de Educação, por aceitar que esse projeto fosse implementado no município, “que já é um município de leitores”. Ela destacou que a sala contem sonhos que moram dentro dos livros. “São 1.200 histórias que os alunos vão poder conhecer. Esse é o grande presente e o nosso sonho”, declarou agradecendo a todos os voluntários que auxiliaram na adaptação da sala para receber o “Leitura no Campo”.

Sonho que se transforma em realidade:

A gerente de Recursos Humanos do Brasil-Paraguai da Kromberg & Schubert, empresa patrocinadora do projeto, Erica Ruesch, destacou que esse projeto começou com um sonho e que outras pessoas que sonhavam junto se conheceram resultando na inauguração da sala no Beija-Flor. “Foi uma sala preparada com muito carinho por varias pessoas que trabalham na Kromber e Schubert e, portanto, tem muito amor e muita dedicação para que estivessem disponíveis para vocês crianças”, declarou recomendando aos alunos que aproveitem bastante os livros, as aventuras e os sonhos que tem em cada um deles. Ela agradeceu a todos os envolvidos na concretização do projeto.

A Gerente de Recursos Humanos da Kromber & Schubert de Mafra, Andrea Dias, também agradeceu ao “time engajado em participar, em pesquisar e conhecer a escola e ajudar a trazer a melhoria a todos”.  Segundo ela, a empresa quando se instala em uma cidade, numa comunidade,não representa somente uma melhoria na economia. “Ela passa a ser integrante dessa comunidade e pra nó é uma realização, é muito bom  conseguir contribuir e estar aqui. Esperamos que vocês curtam muito, pois tem muita coisa legal nessa sala de leitura”, declarou.

Espaço democrático:

A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, disse ser este um dia de muita alegria e de gratidão para a escola.  “A Kromber deu esse presente para o município através da Rede Educar. Eles construíram um espaço para que os alunos possam usufruir brincando, lendo, chamando os pais para fazer parte do espaço. É mais um lugar que a gente tem na escola para aprender” afirmou.

Ao agradecer a empresa e todos os colaboradores, disse querer mais parcerias como essa. “É muito importante quando uma empresa que se estabelece no município vai além de gerar emprego e renda, quando ela pode agregar um pouco mais como esse alcance social”, afirmou e concluiu: “agradecemos a todos os que trabalharam para trazer essa melhoria para Mafra e para o Beija-Flor”.

O diretor do CEM Beija-Flor, Valmor Henrique de Mello, disse só ter a agradecer aos pais dos alunos que trabalham na empresa e que ajudaram na votação para escolher o Beija-Flor para receber a sala de leitura. Agradeceu também aos funcionários da escola, à Secretaria Municipal de Educação, à empresa Kromberg e Schubert e à Rede Educare.  “O domingo foi um dia mágico na escola, com o espaço se transformando nessa sala maravilhosa que inauguramos hoje”, declarou.

Leitura no Campo:

O projeto Leitura no Campo busca a formação de leitores em comunidades  com pouco acesso a leitura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura. O foco é oferecer novos títulos que possam abranger temas atuais, dando espaço para a diversidade, com livros em braile e audiolivros.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

..................................................

Prefeitura de Mafra se mobiliza para lembrar a importância da prevenção à AIDS.

Informação para prevenção. Partindo deste princípio a Secretaria de Saúde de Mafra/ Vigilância Epidemiológica realizam nesta sexta-feira, dia 29, uma abordagem educativa no semáforo da Praça Hercílio Luz, das 9 às 12 horas. Em parceria com os alunos do CEDUP a ação consiste na distribuição de panfletos contendo informações sobre prevenção ao HIV/AIDS e destacando a importância da busca pelo diagnóstico precoce.

Foco na prevenção:

As ações em Mafra com relação à prevenção do HIV já acontecem durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, por meio de atividades coletivas com a Educação em Saúde. Além disso, são oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Hepatite C, Hepatite B e Sífilis. Para fazer o exame não é necessário agendamento, o teste é rápido, confiável, sigiloso e o resultado é imediato. Além do diagnóstico da doença, o SUS oferece aos usuários acompanhamento e tratamento.

De acordo com dados do Ministério da Saúde/Secretária de Vigilância em Saúde/Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, em 2019 Mafra registrou 6 casos de HIV (4 homens, 2 mulheres). De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Marcio Fábio da Silva, 99% dos casos de AIDS no município, segundo relatos dos próprios pacientes, é contraído na relação sexual sem prevenção. “Existem pessoas que não estão aderindo ao tratamento e a equipe técnica está realizando ações como visita domiciliar, abordagens individuais e contato telefônico como forma de resgatar essas pessoas para oferecer o tratamento adequado”, disse.

AIDS em Mafra:

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano a Secretaria Municipal de Saúde realizou um total de 10.385 testes rápidos em todas as unidades de saúde. Em Mafra, o Programa HIV e outras Doenças Infectocontagiosas acompanham aproximadamente 150 pessoas.                                                      

• Vírus HIV - O HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
AIDS (da sigla em inglês, síndrome da imunodeficiência adquirida) é o estágio mais avançado desta infecção, porque o vírus, ao destruir as células de defesa, deixa o organismo mais vulnerável a diversas doenças.

• PREVENÇÃO:

- Assim pega: Sexo vaginal sem camisinha; Sexo anal sem camisinha; Sexo oral sem camisinha; Uso de seringa por mais de uma pessoa; Transfusão de sangue contaminado; Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

- Assim não pega: Sexo desde que se use corretamente a camisinha; Masturbação a dois; Beijo no rosto ou na boca; Suor e lágrima; Picada de inseto; Aperto de mão ou abraço; Sabonete/toalha/lençóis; Talheres/copos; Assento de ônibus; Piscina; Banheiro; Doação de sangue; Pelo ar.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas ESFs ou na Vigilância Epidemiológica (47)3642-5867.

(Fonte: Departamento de Vigilância, Prevenção e combate das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde)

............................................

Servidor da Prefeitura de Mafra tem trabalho reconhecido pelo Exército Brasileiro.

O servidor público João Francisco Dias Neto, conhecido como Janjo, que atua na Junta do Serviço Militar de Mafra, teve seu trabalho reconhecido por meio do certificado de “Mérito Funcional” concedido pelo Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 05/004, Capitão Alexandre Teodoro da Silva (Ministério da Defesa/Exército Brasileiro/23º Batalhão de Infantaria). A entrega aconteceu no último dia 21 em Blumenau. 

Janjo, que trabalha no atendimento e orientação aos jovens que devem ingressar no Serviço Militar, recebeu a homenagem em reconhecimento aos mais de 30 anos de relevantes serviços prestados como servidor público municipal na Junta de Serviço Militar de Mafra. Conforme descrito no certificado “que esta homenagem seja a mais alta demonstração de estima e consideração”.

O Prefeito Wellington Bielecki parabeniza o servidor e agradece pelo bom trabalho que vem desempenhado ao longo desses anos. “Mafra irá sempre se destacar no cenário regional enquanto puder contar com servidores como Janjo, que realiza seu trabalho com esmero, responsabilidade e dedicação”, declarou.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

...........................................

Núcleo Materno Infantil de Mafra trabalha inteligência emocional desde a primeira infância.

Na última sexta-feira, dia 22 de novembro, houve o encerramento da oficina “colorindo as emoções”, realizada no Núcleo Materno Infantil – SUS pela psicóloga Isabelly de Lima Lansky e a estagiária de psicologia Bruna Hürt. A oficina teve início no dia 16 de agosto, tendo encontros quinzenais, e seu objetivo foi o treino de habilidades como: inteligência emocional, comportamento e técnicas para alívio do estresse, assim como orientação aos pais.

Participaram da oficina crianças entre 6 e 10 anos, juntamente com seus responsáveis. Foram realizadas atividades como a construção do pote da calma, relaxamento, yoga, contação de histórias, bem como orientações.

Os pais relataram melhora no comportamento dos filhos, assim como melhor conhecimento em como trabalhar com as suas emoções. A psicóloga do NMI, Isabelly de Lima Lansky, ressalta a importância do desenvolvimento da inteligência emocional desde a primeira infância, destacando a indispensável participação dos pais nesse processo.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

............................................

Prefeitura de Mafra se mobiliza para lembrar a importância da prevenção à AIDS.

Informação para prevenção. Partindo deste princípio a Secretaria de Saúde de Mafra/ Vigilância Epidemiológica realizam nesta sexta-feira, dia 29, uma abordagem educativa no semáforo da Praça Hercílio Luz, das 9 às 12 horas. Em parceria com os alunos do CEDUP a ação consiste na distribuição de panfletos contendo informações sobre prevenção ao HIV/AIDS e destacando a importância da busca pelo diagnóstico precoce.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

...........................................

Prefeitura de Mafra divulga data e local da prova para o Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de Mafra informa que foram divulgados os editais contendo a relação final de candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2019 para provimento de empregos públicos e formação de cadastro de reserva para os cargos de Assistente Social e Psicólogo da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Aplicação das provas objetivas:

A prova escrita (objetiva) para todos os cargos acontecerá no próximo domingo, dia 01 de dezembro, no período matutino, na Escola de Educação Básica Barão de Antonina de Mafra, localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 484. As provas terão duração máxima de 3 horas, sendo das 8h45 às 11h45.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.........................................

Adoção de cartinhas do Papai Noel dos Correios segue até dia 29.

O período de adoção das cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios 2019 vai até 29 de novembro nas agências.

        Como nas outras edições, cartas escritas por alunos da rede pública e instituições de assistência social poderão ser adotadas por qualquer pessoa.

Em Mafra, o ponto de adoção das cartas será na própria agência dos Correios do município. Após a adoção, é preciso entregar o presente pedido pela criança até o dia 4 de dezembro. 

Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. As escolas cadastradas coletam as cartas escritas por alunos matriculados da creche ao 5º ano do Ensino Fundamental e encaminham o material aos Correios.

A adoção é feita da mesma maneira em todo o Brasil. As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas aos padrinhos nas agências ponto de adoção de cada município participante.

Quem contribuir com a campanha deve entregar o presente na própria agência em que adotou a carta.

Os Correios se responsabilizam pelo envio dos presentes para a escola, que vai repassá-los às crianças. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

(Riomafra Mix)

......................................................As inscrições para o 2º Festival de Bolos e Tortas Regionais se encerram na próxima segunda-feira.

 

Encerram na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, as inscrições para o 2º Festival de Bolos e Tortas Regionais, promovido pelo Conselho Municipal de Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. 

Elas poderão ser feitas no Departamento de Cultura de Mafra.

O candidato interessado deverá apresentar, no ato da inscrição, a receita e a foto do bolo que participará do festival.  

 Poderão participar pessoas das cidades de Mafra e Rio Negro, acima de 18 anos, com apenas uma receita. As inscrições serão realizadas presencialmente no departamento de Cultura de Mafra, localizado na Rua Felipe Schmidt, nº 496, e encerram no dia 25 de novembro (próxima segunda-feira). Vale destacar que a data para inscrições foi prorrogada.

        A escolha das melhores receitas, com degustação pelos jurados, acontece no dia 30 de novembro, no hotel Susin, a partir das 14h30.  Após a escolha haverá comercialização dos bolos.

O regulamento completo e a ficha de inscrição poderão ser acessados pelo site www.mafra.sc.gov.br

Mais informações podem ser obtidas no COMTUR e no Departamento de Cultura de Mafra, pelo telefone (47) 3642-0488.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.....................................

Prefeitura de Mafra divulga data e locais da prova para o Processo Seletivo da Educação.

A Prefeitura de Mafra divulgou editais relativos ao Processo Seletivo nº 02/2019 para preenchimento de vagas para professores em caráter temporário, para o ano letivo de 2020.

Os editais contêm, entre outras informações, a relação final de candidatos inscritos, após a análise de recursos interpostos contra o indeferimento da inscrição, de acordo com o estabelecido no Edital, bem como a data, horário e locais da prova objetiva, que acontecerá no dia 24 de novembro, próximo domingo, na Escola de Educação Básica Barão de Antonina de Mafra.

As provas serão aplicadas no mesmo local, porem em dois turnos: Período matutino, com abertura dos portões às 07h50 e fechamento às 08h20 e no período vespertino, com abertura dos portões às 13h50 e fechamento às 14h20.

A Escola de Educação Básica Barão de Antonina fica localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 484, no Centro de Mafra.

A íntegra dos editais pode ser acessada pelos sites  www.mafra.sc.gov.br ou www.nbsprovas.com.br

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.................................................

Prefeitura de Mafra divulga data e locais da prova para o Processo Seletivo da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Mafra divulgou editais relativos ao Processo Seletivo nº 01/2019 para provimento de empregos públicos e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde do Município, para suprir os programas de Atenção Primária a Saúde, NASF e CAPS.

Os editais contêm, entre outras informações, a relação final de candidatos inscritos, após a análise de recursos interpostos contra o indeferimento da inscrição, de acordo com o estabelecido no Edital, bem como a data, horário e locais da prova objetiva, que acontecerá no dia 24 de novembro, próximo domingo, na Escola de Educação Básica Barão de Antonina de Mafra.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.................................................

Prefeitura lança edital para reforma de parques infantis em Mafra.

A prefeitura de Mafra, através de parceria com o Ministério Público, lançou edital de registro de preços para reforma e aquisição de parques infantis do município.

A abertura da licitação está prevista para o dia 2 de dezembro.

Segundo consta o edital, a empresa licitante ficará responsável pela manutenção dos brinquedos e pela instalação de escorregadores, balanços, gangorras, tobogãs, rampas com cordas e até mesmo, brinquedos adaptados.

O valor total estimado para a realização do projeto será de R$ 1.564.423,62.

(Fonte: Riomafra Mix)

......................................

Mafra em foco: gravações do WebDoc“Brasil, aqui tem SUS”.

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou na última semana, entre os dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira), das gravações de um webdocumentário, que irá compor a 4ª temporada dos “Webdocs Brasil, aqui tem SUS”.

Durante as gravações foram registradas imagens dos processos de trabalho e do cotidiano dos profissionais atuantes na experiência premiada, que abrange o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), além dos usuários que recebem o atendimento compartilhado da rede.

A Prefeitura de Mafra recebeu o prêmio de Melhor Experiência do Estado de Santa Catarina, com o tema “A potência da visita compartilhada entre CAPS e Atenção Básica em Saúde Mental”.

A experiência foi apresentada e premiada em julho deste ano em Brasília, na “16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

......................................

Prefeitura de Mafra promove, nesta quinta-feira, mais um encontro do Grupo de Apoio a Perdas Irreparáveis – API.

O próximo encontro será no dia 21 de novembro (quinta-feira), a partir das 13h30 na Amplanorte.

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove os encontros do Grupo de Apoio a Perdas Irreparáveis, uma vez ao mês, com a proposta de dar apoio a pessoas enlutadas, que possuem um amor insuperável diante da dor irreparável. A reunião propõe aos participantes a partilha de um espaço-tempo em grupo, de vivências da dor da ausência e da busca de meios para superação.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

............................................

Agricultores participam de dia de campo sobre pecuária leiteira em Mafra.

Mais de 60 pessoas, entre agricultores, lideranças e técnicos, participaram de dia de campo sobre pecuária leiteira, promovido pelo escritório municipal da Epagri de Mafra na última quinta-feira (7).

        O evento foi realizado na propriedade de Israel Carvalho, em Butiá dos Carvalhos. Essa propriedade vem recebendo acompanhamento técnico da Epagri, dentro de um projeto de agricultura de baixo carbono desenvolvido com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os temas abordados durante a atividade foram:

- Resultados da propriedade nos últimos três anos;

- Manejo para o sucesso na sobre semeadura;

- Acompanhamento sanitário e reprodutivo;

- Produção e plantio de mudas de pastagens perenes;

- Corredores elevados e testes de impermeabilização;

- Sombra nos piquetes;

- Conforto animal no pasto.

Participaram do dia de campo, famílias produtoras dos municípios de Mafra, Itaiópolis, Monte Castelo, Major Vieira e Rio Negrinho.

(Com informações da Epagri de Mafra)

...................................

 

 

Amplanorte vive o marco histórico do lançamento da Região Turística Caminhos do Contestado.

Na última terça-feira (12) a associação dos municípios do Planalto Norte – Amplanorte se viu repleta de obras, apresentações, cores e com a cultura da região, foi lançada oficialmente a região turística Caminhos do Contestado, fortalecendo os laços com ações, projetos e realizando um grande ato pela história, cultura e turismo regional.

Foram apresentadas várias ações como a “Caminhada da Natureza” evento que para ser implantado não precisa de grandes orçamentos e promove saúde e visitação de pontos turísticos, além de trazer benefícios para o comercio e rede hoteleira local.

A Amplanorte entende que a região apresenta grande diversidade cultural, histórica e natural, tendo potencial turístico elevado. Para o Presidente da Amplanorte, Orildo Severginini, o trabalho futuro será pelo fortalecimento da região enquanto destino turístico.

Acesse: www.amplanorte.org.br

(Fonte: Assessoria de Imprensa AMPLANORTE)

.....................................

Hipólito Marx, seu Totó, é homenageado na Câmara Municipal de Mafra.

Na última terça-feira, 05, os vereadores aprovaram o projeto de lei Nº 36 que denomina rua Benemérito Hipólito Marx no bairro Vila Ivete. O projeto é de autoria do vereador Vanderlei Peters (PDT).

A rua fica localiza entre a Rua Santa Cruz e rua Pioneiro Ricardo Voos. Para o vereador Vanderlei, é uma forma de homenagear um cidadão que ajudou muitas pessoas e fez a diferença para o município de Mafra.

Seu Totó, como era conhecido, nasceu 21 de setembro de 1939, filho de Emílio Marx e Helena Godeski Marx, sendo o sexto filho de uma família de nove irmãos.

Residiu na Rua Blumenau desde 1969, tendo dedicado sua vida a minimizar o sofrimento do próximo.

Em 1976, Seu Totó teve uma “inspiração Divina” por meio de um sonho e abandonando todos os vícios. Depois passou a benzer gratuitamente aqueles que o procuravam. Muitas vezes, fortemente gripado, saiu de madrugada, até mesmo em dias frios e chuvosos, para benzer aqueles que precisavam.

Em dezembro de 2014, faleceu com 75 anos devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

.....................................

Vereadores apoiam Campanha Novembro Azul.

A sessão ordinária da última terça-feira, 12, teve o azul como tom. Os vereadores vestiram camisas azuis apoiando o movimento mundial Novembro Azul por este mês ser dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo a Fundação do Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Para os vereadores, a conscientização é a maior aliada para que os homens façam os exames como uma forma de prevenção e também de diagnosticar a doença no início.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

...........................................

Luta contra intolerância religiosa é tema de sessão ordinária.

No último dia 11, a luta contra a intolerância religiosa foi tema da sessão ordinária da Câmara Municipal de Mafra. O membro da Sociedade Espiritualista Umbandista, Zamir Kowalski Nogueira, e o membro da Associação Templo Espiritual de Umbanda “Xangô Agodô Caboclo Rompe Serra”, Jefferson Luiz Grossl, usaram a tribuna para falar sobre a garantia do Poder Público em permitir a prática religiosa nas datas comemorativas em locais públicos.

Durante o uso da tribuna, Grossl explicou que a Umbanda é uma religião originalmente brasileira – baseada na cultura africana. Grossl enfatiza que a Umbanda é “marginalizada” devido ao contexto histórico-social do Brasil. Há apenas 131 anos, os escravos foram libertados e não eram respeitados nem como seres humanos. Somando a isto, a cultura e as crenças dos negros não foram aceitas pela sociedade branca e foram colocadas como algo satânico. Desde então, os umbandistas lutam pela igualdade entre as religiões e quebra dos preconceitos.

Os vereadores afirmaram que a educação e a informação são as principais armas contra a intolerância, seja qual for.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

................................

300 alunos da escola municipal Mário Goeldner visitam o 5º RCC.

Cerca de 300 alunos de Mafra, do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica Mário Goeldner, passaram, na semana anterior, por uma experiência gratificante e educativa. Visitaram, nos dias 12 e 13, as instalações do 5º RCC - Regimento de Carros de Combate, em Rio Negro.

A escola foi convidada pelo comando do regimento como evento alusivo ao Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro.  Lá os alunos participaram de palestra e assistiram vídeo sobre a evolução política no Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais. Também conheceram as diversas bandeiras do Brasil que foram usadas em outros períodos da nossa história. “Foi uma aula de civismo, de respeito ao País e aos seus símbolos, como bandeira”, explicou o gestor da unidade, Ricardo Bergamini. Para ele, “esse dia certamente ficará marcado na memória dos alunos”.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.....................................................

Biblioteca Pública Municipal de Mafra expõe desenhos sobre Semana do Livro.

Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Alzira Maria do Valle expôs desenhos feitos por alunos do Jardim II, do Centro de Educação Municipal Infantil Anjo da Guarda.

Em agradecimento pela participação, a funcionária da Biblioteca, professora Joselita Nizer visitou a escola Anjo da Guarda, na última sexta-feira, 8, e entregou algumas lembranças às crianças e professoras.  Ela também fez o sorteio de três kits de livros entre os alunos.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

..........................................

Conselheiros Tutelares eleitos e suplentes participaram de Curso de Formação Inicial.

Na última semana, entre os dias 11 e 13 de novembro, todos os conselheiros tutelares eleitos (titulares e suplentes), participaram da capacitação/formação inicial relativa à legislação específica às atribuições do cargo de Conselheiro Tutelar e dos demais aspectos da função. Foram três dias de intenso aprendizado, totalizando 24 horas de formação, a qual foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, através da empresa Emancipar Assessoria e Consultoria, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

É válido ressaltar que a capacitação/formação é requisito obrigatório para que se possa tomar posse como Conselheiro Tutelar, de forma que todos os suplentes que tenham interesse em assumir possível vaga (em casos de cobertura de férias, atestados e outras licenças) deverão realizá-la, nos termos do art. 32 da Lei n. 4114/2015, obtendo a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na capacitação.

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

......................................

Maria Dirce Martenov é homenageada em nome de rua.

Na última terça-feira, 12, os vereadores aprovaram o projeto de lei Nº 39/2019 que denomina rua Benemérita Maria Dirce Martenov no bairro Jardim Moinho em Mafra. O autor do projeto é o vereador Cirineu Corrêa Cardoso (PDT).

O autor do projeto destaca que a denominação é uma forma de homenagem uma cidadã que contribui para o desenvolvimento do município.

A rua inicia no lado par da Rua Contador Aldo Mann e no seu término na faixa de domino da BR-116, com uma extensão de 160 metros.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

.......................................

Localidade de Rio Preto recebe denominação de rua.

Na última terça-feira, 12, os vereadores aprovaram o projeto de lei Nº 40 que denomina rua empresário Cyrillo Schoeffel na localidade de Rio Preto, em Mafra. O autor do projeto é o vereador Abel Bicheski (SD).

A rua inicia na localidade de Rio Preto, junto à BR-116, sentido Mafra/Rio Negrinho. Continua sentido MFR-160 até encontrar a MRF-177, junto a Escola Básica Municipal Bituvinha, seguindo por essa via até rio Bituva – divisa com município de Rio Negrinho – tendo ali seu término.

Para o autor do projeto, a denominação da rua é uma forma de homenagear o legado de Cyrillo Schoeffel.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

............................................

Comerciante Victorino Cardoso Farias é homenageado com projeto de lei.

        Na última terça-feira, 12, os vereadores aprovaram o projeto de lei Nº 41 que denomina Rua Comerciante Victorino Cardoso Farias. O autor do projeto é o vereador Abel Bicheski (SD).

A rua inicia na MFR-169, junto à Escola Básica Municipal Bituvinha, seguindo pela MFR-258 até encontrar a MFR-168. Pela MFR-168 segue até iniciar a MFR-176, seguindo por essa via até o rio Bituva, divisa com município de Rio Negrinho, e terminando neste ponto.

        Victorino faleceu na data de 10 de julho de 2001, deixando um legado de sucesso em seu comércio de muito amor e carinho para com seus familiares e amigos.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

................................................

Servidores da Prefeitura de Mafra participam do 2º Seminário SC Bem Mais Simples.

Mafra foi uma das cidades escolhidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina para receber o 2º Seminário SC Bem Mais Simples/Etapa Regional Norte, na última terça-feira, 13, “devido a sua pujança e representatividade na região”, de acordo com o secretário do Fórum Estadual Permanente de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Juliano Varela Kahl.

Este evento aconteceu nas dependências da Amplanorte e reuniu servidores da prefeitura de Mafra - da vigilância sanitária, secretaria de fazenda e planejamento e de meio ambiente e desenvolvimento urbano – além de outras entidades estaduais e municipais como corpo de bombeiros, polícia militar, Instituto do Meio Ambiente, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Mafra).

(Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE