Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Mafra/SC
03/10/2019 09:58 em Mafra/SC

 

Tradicionalista mafrense Alceu Ricetti é homenageado pela Câmara Municipal de Mafra.

        Na última terça-feira, 01, os vereadores homenagearam Alceu Luiz Ricetti pela dedicação ao tradicionalismo e a família.

        O homenageado nasceu em 1944 no município de Rio Negro. Estudou nos colégios General Rabello e Colégio Barão de Antonina em Rio Negro. Teve sua formação como Técnico Agrícola em Castro no ano de 1957. Em 1964 serviu no 1º Batalhão da Polícia do Exército no Rio de Janeiro, foi remador do Clube de Regatas do Flamengo.

        Casou-se com Léa Mayer em 1966, desta união nasceram 2 filhos: Alceu Luiz Riceti Junior e Alessandro Roberto Ricetti. Alceu já tem seis netos. Trabalhou como radialista, taxista, bancário, caminhoneiro, empresário do ramo madeireiro e proprietário do Eletro Peças Ricetti, atualmente aposentado e Pecuarista.

        Iniciou suas atividades campeiras no CTS Barraca Velha, foi um dos fundadores do CTG Mafrense o qual pertence até hoje. Foi Coordenador Regional da 10ª Região Tradicionalista, vice-diretor Campeiro do MTG de SC e Diretor Campeiro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Conselheiro do MTG e Membro da Diretoria do MTG de SC por 32 anos.  

        Atualmente é Diretor Ecumênico juntamente com sua esposa no Movimento tradicionalista Gaúcho de SC, Narrador e Juiz Oficial de armadas por 30 anos. Ainda hoje continua suas atividades com muito comprometimento, responsabilidade e excelência nos trabalhos prestados.

        - Ao longo da minha vida aprendi muito. Ainda tenho muito a aprender.  

        A minha passagem pela vida têm sido muito bonita, vivido 75 anos com um olhar sempre para frente – afirmou Ricetti.

        Além disto, Ricetti destacou que sua história tem uma base: sua esposa Léa Mayer. Para ele, suas conquistas só foram possíveis com o apoio e o companheirismo da esposa.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

.......................................

Hospital São Vicente de Paulo recebe homenagem pelos 69 anos de história.

        Na última terça-feira, 01, o Hospital São Vicente de Paulo recebeu uma moção de aplausos pelos 69 anos de atuação em prol da saúde e qualidade de vida da população na Câmara Municipal de Mafra.

        O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) nasceu do sonho de centenas de mafrenses que não mediram esforços para construir um espaço dedicado ao cuidado ao próximo. Cuidado este, que se iniciou oficialmente em 30 de julho de 1950, em um terreno doado por Elzira Bley Maia.

        No início, a instituição era denominada Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, e possuía 68 leitos. Passadas mais de seis décadas, o HSVP conta com uma área construída com mais de 7 mil metros quadrados. São 104 leitos de internação, dentre eles, 20 leitos UTI; 5 salas cirúrgicas, e uma sala de recuperação pós anestésica com 6 leitos; 420 funcionários e 120 médicos em várias áreas de atuação.

        No último ano (2018), foram realizadas 3.770 cirurgias, 6.342 internações e 33.931 exames de imagens, destes, aproximadamente 71,86% foram realizados pelo SUS. Estes números colocam o Hospital São Vicente de Paulo entre os principais hospitais do Estado.

        Ao longo de seus 69 anos, o HSVP tem sua história marcada com valores como a ética, comprometimento, qualidade, responsabilidade e iniciativa. Uma história de trabalho focada na assistência médico-hospitalar de qualidade, aliando a técnica à humanização.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

 

...................................

Prefeitura de Mafra convoca professores aprovados em concurso para contratação temporária.

        A prefeitura de Mafra está convocando os professores aprovados no processo seletivo nº 002/2018 para contratação em caráter temporário para o seguinte quadro de vagas:

        Educação Infantil:

CEIM Restinga - Jardim I

20 horas | Matutino | Término: 13 de dezembro 

CEIM Restinga - Jardim II

20 horas | Matutino | Término: 13 de dezembro

CEIM Breno Cauan Garcia - Maternal I

20 horas | Matutino | Término: Até 90 dias

CEIM Breno Cauan Garcia - Maternal I

20 horas | Vespertino | Término: Até 90 dias

        Ensino Fundamental:

Cemma - 4º ano

20 horas | Matutino | Término: 13 de dezembro

Escola São Lourenço - 1º ano

20 horas | Vespertino | Término: 13 de dezembro.

        Segundo a secretaria de Educação, primeiramente serão convocados os candidatos aprovados aos cargos de professores habilitados, devendo comprovar a escolaridade e requisitos exigidos.

        Também será necessário apresentar RG, CPF, PIS Pasep, certificado de graduação em licenciatura e histórico escolar. O candidato classificado que não aceitar nenhuma das vagas oferecidas e o candidato que não se apresentar no dia da convocação, permanecerá na ordem de classificação até uma próxima chamada, se houver.

(Fonte: Riomafra Mix)

..................................

Comissão Hospital de Transplante recebe moção de aplausos.

        Nesta última terça-feira, 24, a Comissão Hospitalar de Transplantes do Hospital São Vicente de Paulo foi homenageada pela Câmara Municipal de Mafra. Durante a sessão ordinária, a equipe recebeu uma moção de aplausos pela excelência nos serviços prestados ao município.

        No ano de 2009, o Hospital São Vicente de Paulo, buscando aperfeiçoar as suas atividades, constituiu a equipe do CIHDOTT. A CIHDOTT é uma comissão intra-hospitalar formada por equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

        Em 2005, a portaria nº 1.752/GM, de 23 de setembro de 2005, determinou a constituição da CIHDOTT em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos.

        A portaria nº 2.600/GM/MS, de 21 de outubro de 2009, que aprovou o regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes, trouxe novas definições de organizações de CIHDOTT e definiu suas atribuições.

        No segundo semestre de 2009, a equipe da CIHDOTT realizou o primeiro diagnóstico de Morte Encefálica que possibilitou a primeira doação e captação de múltiplos órgãos.

        Nestes dez anos, muitos profissionais fizeram parte desta história. Inicialmente, a equipe era formada pela Coordenadora de enfermagem Aline Pures e a Enfermeira da UTI Lucimara Kauva. Outros nomes foram surgindo, como o do Enfermeiro Ossimar Carlos Friedrich Filho, a Dra. Angelis Vicentin e outros. No ano de 2017, com maior aperfeiçoamento da equipe, veio somar forças o Dr. Rodrigo Longuinho e o Dr. Michael Ricardo Langue, bem como a Enfermeira Jessica Cristina Farias e, mais recentemente, dois novos enfermeiros: Amilton Fernandes Dias e Karina de Fátima Marafigo.

        Nessa uma década de atividades em prol de salvar vidas, a Comissão Hospitalar de Transplante participou de diversos treinamentos a nível estadual e aperfeiçoamento para coordenadores de transplantes. Foi debatido, junto a comunidade, o meio acadêmico e profissionais da saúde, totalizando um público de mais de 10 mil pessoas, a conscientização para a sensibilização da doação de órgão. A equipe já realizou a investigação e diagnóstico de morte encefálica de 65 pacientes, sendo agente de mudança na vida de muitas famílias que aguardam na fila de transplante.

        O Poder Legislativo enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe.

        Diante dos resultados obtidos pela equipe, o Hospital São Vicente de Paulo é destaque no Estado de Santa Catarina no diagnóstico e número de doação de órgãos. No mês de setembro, é comemorado o mês do doador de órgãos, sendo o dia 27 de setembro o “Dia Nacional da Doação de Órgãos”.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

.........................................

Campeão de estilingue esportivo é homenageado pela Câmara Municipal de Mafra.

        O campeão de uma modalidade pouco conhecida foi homenageado na última terça-feira, 24, pela Câmara Municipal de Mafra. José Carlos Wegrzinoski é destaque internacional em estilingue esportivo.

        José Carlos Wegrzinoski nasceu em Mafra, casou-se com Lídia Wegrzinoski, da união tiveram duas filhas: Eliza e Camila. Aposentado, atualmente com 59 anos, foi bancário e presidente de um projeto das bacias hidrográficas da região.

        Tomado por um desejo de voltar a praticar uma das atividades da infância, que hoje em dia, se tornou “esporte”, iniciou com a prática do estilopes estilingue com cabos exóticos tipo arco e espingarda. O atleta começou com estilingues de vários tipos de cabos hastes e diferentes tipos de elásticos, disparos testes e ajustes.

        A brincadeira começou a virar coisa séria. Há quatro anos, quando postou um vídeo no YouTube, ficou surpreso com o número de visualizações, criou então o canal “Senhor do Estilingue” e não parou mais. Hoje com mais de 23 mil inscritos.

        Em julho de 2018, promoveu o torneio de estilingue em prol da “Rede Feminina de Combate ao Câncer” de Rio Negro – PR, na sequência, promoveu outros, em prol da APP Escolar de sua Comunidade no Saltinho do Canivete.

        Ainda em 2018 começou a atrair adeptos, firmando amizades que vieram a somar, formando um time, que foi denominado como “Grupo Mafrense de Estilingue Esportivo”, com torneios de Estilingue em Mafra, onde é sucesso, arrecadando muitos quilos de alimentos que são doados para entidades.

        Em meio a essa expansão e proporção rápida do Estilingue, José Carlos recebe convite do Presidente Espanhol Jorge Barril, para competir na cidade de Avilés, sendo um grande privilégio e desafio ao Brasileiro, e levar o nome da nossa nação a outros países. Conseguiu a 5ª colocação já no primeiro dia da competição, em meio à espanhóis, belgas, Alemães e tchecos, sendo este, fato inédito ao Brasil. No último dia de competição, foi vice-campeão no torneio individual, e Campeão por equipe, juntamente com seu parceiro, o esportista Jeferson da Luz.

        Para os vereadores, é fundamental incentivar o esporte e boas ações, como arrecadação de alimentos, no município. José Carlos é exemplo de superação e garra.

(Fonte: Câmara Municipal de Mafra)

..........................................

Caminhada do Divino é opção de lazer e turismo em outubro.

        Natureza, turismo rural e diversão. Estes três elementos estarão juntos na próxima realização da comunidade de Vila Ruthes/Diretoria da igreja do divino Espírito Santo, como o apoio do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Mafra – em 20 de outubro. Neste dia acontece a Caminhada do Divino - Caminhada Ecológica na Comunidade de Vila Ruthes, um evento para toda a família participar.

        O percurso é de 11 km em meio à natureza, percorrendo paisagens naturais e podem participar crianças e adultos.

A concentração está marcada para as 8 horas no Salão da Igreja do Divino Espírito Santo. As inscrições gratuitas poderão ser feitas no site do ecobooking (www.ecobooking.com.br), a partir do dia 1º de outubro.

Atrações

        Antes da caminhada será servido um café da manhã, às 7h30, no valor de R$ 15,00 por adesão. Depois da caminhada será servido um almoço, também por adesão, preparado pela comissão da igreja de Vila Ruthes, no valor de R$ 30,00 (sob encomenda).

        Informações:

        Mais informações podem ser obtidas no Conselho Municipal de Turismo de Mafra pelos telefones: (47) 99127- 4200 ou (47) 99955 -2740. Este evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Mafra e EPAGRI.

        Agende-se:

Evento: Caminhada do Divino - Caminhada Ecológica na Comunidade de Vila Ruthes

Data: 20 de outubro - domingo

Horário: concentração às 8 horas

Local: Salão da Igreja do Divino Espírito Santo, Vila Ruthes

        Inscrições:

Informações: COMTUR

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.........................................

SCFV realiza campanha permanente “Adote uma garrafinha”.

                Que planeta deixaremos para nossos filhos, netos, bisnetos? A resposta para esta questão está sendo dada em forma da campanha permanente “Adote uma garrafinha” do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV - da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Segundo a coordenadora da proteção social básica, Joci Ribas, esta campanha tem como objetivo reduzir o consumo de copos descartáveis “e a partir desta proposta reciclar os materiais descartáveis contribuindo com a proteção ambiental”.

        Como funciona:

        Na sede do SCFV cada pessoa é orientada a trazer de casa sua própria garrafinha, copo ou caneca, a fim de não ser necessária a utilização de copos plásticos descartáveis. A campanha foi bem aceita, como conta a participante da ginástica e vôlei 60+, Luci Olinger. “Estamos fazendo a campanha para cuidar do nosso planeta, pois estamos vendo que ele está morrendo”. O nosso grupo 60+ traz todos os dias garrafinhas com água.  

        Também não estamos usando mais copos ou canudinhos de plástico. Nós estamos nos conscientizando que precisamos cuidar, para que tenhamos um futuro melhor para nossos filhos e netos”.

        Faça sua parte:

        Que tal adotar o exemplo do SCFV? Basta seguir algumas dicas:

- Substitua o copo plástico descartável por um reutilizável que pode ser de: inox, vidro, porcelana ou até de plástico durável;

- No trabalho: adote uma caneca ou copo só seu.

        Saiba mais:

        De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo no oceano e pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam os ingerindo.  

        Para reverter essa situação, é preciso colocar em prática o conceito de redução, reutilização e reciclagem desses materiais.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

.................................................................

CAPS na comunidade: no mês de prevenção ao suicídio, orientação sobre mitos e verdades é levada a 50 trabalhadores do setor privado.

        A equipe do CAPS I de Mafra participou, no último dia 19 de setembro, da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - do Moinho Werner abordando a temática dos mitos e verdades sobre o suicídio. 

A palestra foi realizada pela psicóloga Jéssica Sartori e pela técnica de enfermagem Patrícia Wormsbecker, a convite pela Tatiane N. dos Anjos Kummer, técnica em Segurança do Trabalho e atingiu aproximadamente 50 trabalhadores da empresa.

        Segundo a coordenadora do CAPS, Adriana Moro, o mês escolhido para dar visualização à prevenção do suicídio é setembro, mas todos os dias é preciso trabalhar a prevenção do suicídio em toda a comunidade.  

        Projeto CAPS na comunidade:

        O objetivo das ações do projeto CAPS na comunidade, além de levar informação e diminuir o preconceito, é realizar a aproximação com a comunidade, pois além da reabilitação psicossocial, que é o seu grande papel, as ações de prevenção e promoção à saúde também são foco da sua atuação.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

...........................................

Setembro Amarelo: alunos do Jovino Lima recebem orientações sobre saúde mental e conhecem a prática do yoga.

        Na última quinta-feira, 19, a ESF Benemérita Ana Zilda Ruthes (Espigão do Bugre) realizou, para os alunos do 5º ano matutino da escola Jovino Lima, uma palestra sobre Saúde Mental na Infância, promovida pela aluna do curso de Enfermagem da UnC Mafra, Amanda Bueno, em parceria com a enfermeira da unidade de saúde, Jucilea Kucarz Adamcheski.

Aproveitando o mês referência Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), a atividade serviu para abordar assuntos sobre sentimentos e emoções que não são normais serem sentidos nesta fase da adolescência, também como e onde procurar ajuda, além de enfatizar a importância de terem hábitos saudáveis.

        A turma também contou com uma breve aula de yoga, onde foram exaltados os benefícios que esta prática indiana traz ao corpo e a mente, como por exemplo a postura, concentração, flexibilidade, a melhora da circulação sanguínea, força, equilíbrio, diminuição da ansiedade, relaxamento, entre outros.

        Projeto Yoga Espigão:

        A unidade de saúde do Espigão promove aulas gratuitas de yoga, todas as quartas-feiras, no salão da Igreja Senhor Bom Jesus, com início às 13h30. Quem tiver interesse em participar das aulas basta comparecer no dia e horário agendados.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

............................................

Família Richter é homenageada pela Câmara Municipal de Mafra.

        Na última semana os vereadores aprovaram o projeto de Lei Nº 27 que denomina rua Ferroviário Jorge Richter no loteamento Iankoski no bairro Vila Nova. O autor do projeto é o vereador Adilson Sabatke (Progressista).

        A rua inicia ao lado par da rua benemérito Pedro Alves da Silva com uma extensão de 110 metros. Segundo o vereador Adilson, o objetivo é homenagear um cidadão que contribuiu para uma Mafra melhor e também auxiliar no serviço de entrega e de correspondências, bem como localização.

        O homenageado é filho de imigrantes alemães, nasceu no dia 12 de maio de 1913, na cidade de Corupá. Ainda jovem foi aprender o ofício de funilaria em Marcílio Dias. Em 1933, aos 20 anos, fixou domicílio em Mafra, onde foi admitido nas oficias de manutenção da via permanente da Rede Viação Paraná/Santa Catarina – RVPSC.

Paralelamente, Jorge prestava serviços para Construtora Arte Técnica em Rio Negro, como funileiro e encanador de inúmeras obras nos municípios irmãos. Em 1938, casou com Rosa e tiveram sete filhos: Hélio, Marilene (in memoriam), Jorge Alvino, Terezinha Maria R. Schoroeder (in memoriam), Mario Celso, Rosemery R. Hantens e José Carlos. Todos mafrenses, sendo três deles ferroviários, assim seguindo o exemplo da família.

        Em 1954, Jorge fixou residência no bairro Jardim América, sendo um dos primeiros moradores daquela região, por anos ainda sem ruas e sem energia elétrica. Até 1967 trabalho na estrada de ferro, desde então com sua aposentadoria passou a dedicar mais tempo ao cultivo de sua horta e árvores frutíferas. Luterano e sócio da Sociedade Protetora dos Operários Mafrense (Zepelim), Jorge amava Mafra, sua terra por adoção, onde exerceu com muito zelo a sua cidadania e sempre dedicou atenção especial para seus amigos e familiares. Em 1995, veio a falecer quando visitava a filha Terezinha Maria Richter Schoroeder em Terra Roxa/PR.

(Assessoria Comunicação Prefeitura Mafra)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE